Os meus seguidores.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Pedido de esclarecimento.

Olá.
Numa das minhas últimas jornadas de pesca, enquanto caminhava pela praia, deparei-me com uma quantidade apreciável deste pequenos animais que, trazidos pelo mar, formavam uma pequena mancha na areia. Apresentavam uma cor azulada e os maiores possuíam um comprimento máximo de 10 cm.
A minha primeira reacção foi de algum cuidado por me parecer que se tratavam de Caravelas Portuguesas. É sabido que estas possuem uns tentáculos repletos de células urticantes que produzem um veneno bastante poderoso.
Após uma observação mais cuidada destes pequenos animais, fiquei com algumas dúvidas de se tratar, de facto, da Caravela Portuguesa. Os seus pneumatóforos (vesícula cheia de ar) eram significativamente mais pequenos. Não sei se estes eram diferentes ou se não se encontravam cheios de ar.



Até ao momento, tentei esclarecer-me mas não consegui tirar nenhuma conclusão sobre esta espécie.
Escrevo este pequeno artigo na esperança de ser elucidado por alguém que conheça a espécie em questão.
Fiquem bem.

10 comentários:

Matos disse...

Boas Soeiro,

curioso....

Abr, Matos

Unknown disse...

Olá,

São na realidade caravelas portuguesas, no entanto, por terem morrido à já algum tempo, perderam a parte que as torna perigosas, os seus tentáculos, esse fenómeno, tem acontecido várias vezes aqui por estes lados, nomeadamente praia de S. Torpes - Sines e Praia Grande - Porto covo. O porquê, não sei....

Abraço,
http://momentos-de-pesca.blogspot.com/

Anónimo disse...

Boas Pedro,o "bicho" em questão não sei o verdadeiro nome mas por aqui chamam o chapelinho chinês,é sempre vem vindo pois onde eles aparecem atrás vêm os robalos ,há que spinar,hoje farparam 2 ,1de 3kg outro de 1kg e eu népia.

ABR Nuno Sousa.

Pedro Soeiro disse...

Nuno Sousa, muito obrigado pelo teu esclarecimento. Quanto ao spinar, é o que mais tenho feito ultimamente mas sem grandes resultados. Vou continuar mesmo assim. Quanto ao animal, se os robalos gostam de comida chinesa eu não me admiro. Eu também aprecio. eheheheeh
Abraço.

Pedro Soeiro disse...

Olá Nelson.
Obrigado pelo esclarecimento.
A mim, à primeira vista, também me pareceram Caravelas Portuguesas. Só depois me surgiu a duvida. Cá mais para cima, também já têm aparecido em anos anteriores. Será um sinal de as águas estarem mais quentes? Não sei...
Abraço.

Pedro Soeiro disse...

Viva Matos.
Eu também fiquei curioso por estes animais aparecerem nessa zona.
Também acho curioso andares tão calado. Andas a preparar alguma aos robalos. eheheheehem. Fica bem. Abraço.

serrabulho disse...

epa eu acho que sao barcos rabelos,
ainda andas por a Nazeré??
e eu com a minha experiencia tb estou como o Nuno atras deles vêm sempre grandes robalos.
abraço
PN

Pedro Soeiro disse...

Ó Serrabulho, eu acho-os tão patrecidos com os cacilheiros da nossa Lisboa.
Se os robalos andam atrás deles... não sei. Na areia, onde estavam estes bicharocos, não havia lá robalo nenhum.
Abraço.

Unknown disse...

Sim, julgo que poderá ser pelo aquecimento das águas, aqui onde costuma aparecer mais é na Praia de São Torpes, onde a agua é bem mais quente por causa da central eléctrica, eles utilizam a água do mar para arrefecer as turbinas ou geradores (percebe pouco dessa matéria eheheh), mas como essa zona é a zona por onde sai a agua depois de passar pela central, logo está mais quente!

Pedro Soeiro disse...

Olá Nuno.
Parece que para esses lados gostam de pescar peixes cozidos. eheheheh
Abraço.