Os meus seguidores.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Livro- Fauna Submarina Atlântica

O Professor Luiz Saldanha (1937/1979) foi um dos mais conhecidos biólogos marítimos portugueses. Principiador em Portugal do ensino universitário de Oceanografia Biológica e de Ictiologia (ramo da zoologia que estuda os peixes) participou em numerosos projectos de investigação nacionais e internacionais. Trabalhou por diversas vezes em laboratórios marinhos de França, Reino Unido, Estados Unidos e Mónaco. Participou em expedições oceanográficas no Mediterrâneo, Atlântico, Ártico, Antártida, Oceano Índico, e Oceano Pacífico. Produziu diversos textos científicos em revistas especializadas nacionais e estrangeiras, e publicou alguns livros.
Fonte: http://cvc.instituto-camoes.pt/ciencia/p14.html

No livro que hoje apresento, Fauna Submarina Atlântica – Portugal continental, Açores e Madeira, das Publicações Europa América, o autor apresenta-nos o nome científico, o nome vulgar, a descrição morfológica e a posição taxonómica de mais de setecentas espécies da nossa fauna e flora marinha.
Podemos ler no breve resumo do livro o seguinte: “O autor não escreveu esta obra a pensar apenas naqueles que por dever de ofício, têm de se debruçar sobre o estudo da fauna submarina, mas também nos amantes da natureza que se dedicam às coisas do mar (pescadores, praticantes de mergulho amador …).
Adquiri um exemplar desta obra em 1990 e, ainda hoje, a consulto com frequência não só pela riqueza científica mas também pela beleza das suas fotografias e ilustrações.

5 comentários:

Eu Adoro o que Faço disse...

Olá padrinho.
olhe que o natal está proximo, e creio que os afilhados iam gostar de uma prende dessas.

1 abraço

Pedro Soeiro disse...

Andas sempre à pesca.
Se eu descobrir quem é o teu padrinho dou-lhe esta sugestão.
Abraço.

Nuno Xavier disse...

Deve ser um excelente livro.
Sabe onde o Posso encontrar?


Nuno Xavier
hrrp://jerbey.com

Pedro Soeiro disse...

Jerbey, bem vindo ao meu blog.
Já existe uma versão revista e aumentada deste livro. Ultimamente não o tenho visto nas estantes das livrarias. Pode, no entanto encontrá-lo aqui:
http://www.europa-america.pt/product_info.php?products_id=2264
Apareça mais vezes.
Abraço.

Nuno Xavier disse...

Obrigado pela dica. Vamos ver se o Pai Natal me vai trazer um.

Abraço
http://jerbey.com