Os meus seguidores.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Baila. Uma história de pesca.

A pesca é rica em histórias. Umas fáceis de acreditar. Outras nem por isso. A que vou relatar hoje é apenas mais uma.
Mais um fim-de-semana com um mar espectacular e a prometer, mais uma vez, um robalozinho.  No entanto, apesar das horas dispendidas e dos quilómetros de areal que foram palmilhados, os robalos não fizeram a sua aparição.
Num dos cantos da praia, encontro um pescador de fundo que tal como eu não conseguia enganar nenhum peixe. Como de costume e como mandam as regras, cumprimento o nosso amigo recebendo em troca o eco da minha saudação. Estava aberto o caminho para uma pequena troca de impressões sem chegarmos, contudo, a uma conclusão valida sobre a escassez de peixe que se fazia sentir. No meio da conversa o “surfcast man” refere que na noite anterior havia apanhado dois ou três sargos e uma baila. Repliquei que há muito tempo que não via nem apanhava uma baila. A conversa estava terminada pouco depois. Despeço-me, sem desejar “boa pesca” porque dizem que dá azar e sigo o meu caminho por aquele areal fora.

Pouco depois, três ou quatro lançamentos e recuperações da minha Saltiga, sinto um pequeno toque de um peixe, seguido de uma frenética batalha para se libertar da amostra. Julgando tratar-se de um robalote, recupero-o com calma e já na areia fico espantado face à captura. A coincidência era incrível. Em lugar de um robalote, havia capturado uma pequena baila. Esta, depois de fotografada para a posteridade, foi prontamente devolvida à água.
Fica a história. Dela retiro uma lição. Para a próxima vez que encontrar um pescador e me lamentar, irei revelar-lhe que nunca vi um robalo com 7Kg. Quem sabe…
Fiquem bem.

6 comentários:

Brisa do lis disse...

Quando se é persistente consegue-se, e isto é válido tanto na vida como na pesca.

fica bem.
Brisa do lis

serrabulho disse...

Ola Stor,
Será que nao podes dar outras sugestões para alem de peixinhos???

Pedro Soeiro disse...

Ó Brisa, também tenho insistido bastante no euromilhões. Já era altura...

Pedro Soeiro disse...

Serrabulho, fica prometido.
Quando pescar um leitão, aviso-te.
Fica bem.

serrabulho disse...

ohhhhhhh stor,
se fosse uns "assuntos" como deve ser,mas se for leitão tn vou.
bjs

Pedro Soeiro disse...

Não gostas de leitão?! Aviso-te quando apanhar peixinhos da horta.