Os meus seguidores.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Melhor peixe do mundo!

No passado dia 9 de Janeiro, a TVI exibiu a reportagem “O melhor peixe do mundo” da autoria de Paulo Salvador com imagens de Ricardo Ferreira e montagem de Miguel Freitas.
Esta reportagem revela-nos a qualidade que o peixe capturado nas nossas águas possui e como se encontra extremamente bem visto e cotado no mercado internacional, sendo uma referencia nos melhores restaurantes de todo o mundo.


No meio de tantos contratempos por que passamos, esta notícia deve ser para nós um motivo de orgulho. De igual forma deve promover um momento de auto-reflexão sobre a forma como ao longo dos anos os nossos mares têm sido tratados.
Portugal possui a maior ZEE da União Europeia pelo que deve zelar pela sua preservação para dela retirar um maior proveito. Talvez dois submarinos, que tanta polémica têm gerado, sejam escassos para a proteção das nossas águas.
Mas não só os meios ao nosso dispor têm relevância. Juntamente com eles urge mudar mentalidades e comportamentos. Desde o cidadão anónimo, até às mais altas patentes do nosso estado se exige que lutem por um bem que é de todos.
Relativamente à pesca, tanto os pescadores desportivos como os profissionais, têm uma obrigação redobrada no sentido de alcançarem estes objetivos. Comportamentos como os que ainda hoje vislumbramos não podem continuar a ser tolerados. Redes ilegais, capturas de espécies proibidas, desrespeito pelos tamanhos mínimos de captura, uso de estacas, lavagem de tanques em alto mar, pesca ilegal, entre outros, têm que ser completamente banidos. Sem este pensamento e sem a vontade de mudar, o nosso desporto rapidamente entrará em decadência e os nossos profissionais do mar perderão a sua fonte de rendimento. Não nos devemos esquecer que para além das actividades económicas ligadas diretamente ao mar, outras existem que dele dependem indiretamente e, como tal, têm todo o interesse que este se encontre de boa saúde.
Se cada um de nós fizer algo, pouco que seja, em prol do mar poderá e deverá exigir que outros também o façam. Só assim haverá uma esperança.
Fiquem bem!

Sem comentários: